XP Comunicação
Criação de Identidade Visual
Esse início de Identidade Visual foi desenvolvido para a XP Comunicação, agência voltada para o marketing digital de paróquias e empreendedores. O antigo monograma XP trata-se de duas letras do alfabeto grego que representam as iniciais do nome de Cristo em grego (Χριστός). É a representação gráfica do nome de Cristo. Tem representação e uso forte até os dias de hoje na liturgia, especialmente católica. Como a atuação da agência não se limitaria apenas ao marketing de igrejas, deveria ser criado algo totalmente novo, que visualmente não fizesse referência direta ao cristianismo. Tendo tudo isso em vista, foram as palavras-chave que me nortearam na criação dessa marca:
modernidade novidade objetividade simplicidade
Tendo como ponto de partida modernizar o XP cristão, fundi as letras x e p numa única e nova forma. E precisei resolver um segundo "desafio": Viabilizar visualmente as letras "çã" da palavra "comunicação". Precisei modificar o desenho da fonte para alcançar o meu objetivo.
O resultado é uma estrutura que possui movimento e dinamismo, características ideais para a comunicação visual e audiovisual. Como significados a mais, o P lembra o Cajado do Pastor e o X, a Cruz de Jesus Cristo: Pastoreio e Crucificação, duas palavras fortes no cristianismo.
Artes para redes sociais e fonte de apoio
A expessura do novo síbolo XP também foi pensada para que seu desenho pudesse ser explorado criativamente no desenvolvimento de artes para redes sociais, como visto no exemplo abaixo. A fonte de apoio escolhida foi a Oswald, família tipográfica que possui 15 variações.
Também foi definido um gradiente composto por 2 cores para ser aplicado em imagens e que auxiliaria na composição das artes.