Lac - Mascote ESG para Lachmann
Criação de Mascote para Implantação do ESG
O desafio
O grande desafio na criação do mascote de uma empresa é que ele traga os valores da marca e comunique de uma forma mais humana o que a empresa quer dizer.
A Lachmann atua em diferentes etapas da cadeia logística e de comércio exterior no Brasil, desenvolvendo projetos logísticos customizados às indústrias e ao segmento de comércio exterior em geral - Agenciamento Portuário, Armazenagem Alfandegada e Agenciamento Comercial. Atualmente, vem implementando o ESG na empresa e precisava de um mascote para usar na comunicação desse tema. O briefing pedia para que se aliasse elementos da Lachmann e claro, do ESG (Environmental, Social and Governance). O objetivo era fazer tudo isso e, ao mesmo tempo, o visual do personagem ser de fácil assimilação, não deixar brechas para outras interpretações. Seu design deveria funcionar de forma simples e objetiva. Além é claro, ser amigável e comunicativo, alguém que você queira ouvir.
A Proposta
Dentre tudo que foi analisado, alguns elementos foram suprimidos e outros ressignificados para que, de uma forma equilibrada, o personagem pudesse existir e cumprir seu papel. Afinal, o mascote nasce na Lachmann, mas seu propósito é falar sobre o ESG. Para esse fim, os elementos da Lachmann não podem sobrepor os do ESG e nem vice e versa.
Esse equilíbrio fica claro quando o personagem ostenta um item em cada mão. O leitor de código de barras, referência a um dos tipos de tecnologia da Lachmann e na outra mão, o globo terrestre, motivo pelo qual o ESG está sendo comunicado.
Anatomia do personagem
Os elementos representados no personagem posteriormente batizado de Lac foram:
água leitor de código de barras planeta terra luvas e botas containers